• (11) 5103-1000 / (19) 3237-9787
    • progress@progressauditores.com.br

Recuperação de Tributos

  • image

RECEITA FEDERAL – RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS – IRPJ CSLL PIS COFINS ICMS IPI

Muitas empresas possuem saldo a compensar de IRPJ e de CSLL no balancete, decorrente de pagamentos indevido e de retenções feitas por bancos e clientes, cujo prazo de utilização é de 5 anos, após este lapso de tempo a empresa perde o  direito de realizar a compensação, apurando perdas que por muitas vezes afetam o caixa, situação que poderia ser evitada.

Ocorre que para aproveitar os saldos a recuperar de IRPJ e de CSLL, as declarações anuais de imposto de renda (DIPJ) precisam estar adequadamente preenchidas e os valores dos impostos precisam estar cruzando com os montantes controlados pela Receita Federal do Brasil, sob pena da Receita Federal rejeitar todo o procedimento adotado. Não bastasse isso precisa fazer o PER-DCOMP de forma adequada para não ser indeferido pela Receita Federal, pois este documento eletrônico possui inúmeras nuances que precisam ser adequadamente administradas devendo seus valores e informações estarem devidamente cruzados com a DIPJ, com o balancete e com a estrutura de dados da Receita Federal do Brasil. Qualquer informação tributária que a empresa utilizar que não tenha a sua contrapartida nos controles da Receita Federal, certamente acarretarão em problemas fiscais, devendo o empresário se preocupar em possuir  profissionais especializados que saibam conduzir estes serviços.

Portanto, você empresário ou responsável pela gestão dos negócios sociais, não custa nada solicitar ao seu contador o balancete analítico da empresa e você mesmo poderá procurar saber quais são os montantes a compensar de impostos apresentados no balancete. Em muitas vezes o contador até sabe a existência dos citados valores, porém por questões de insegurança acaba por não realizar o aproveitamento em benefício da empresa.

Não bastasse isso, na maioria das vezes quando se faz revisão da Declaração do Imposto de Renda (DIPJ) dos últimos 5 anos, principalmente quando a empresa é tributada pelo lucro real com resultados lucrativos, dificilmente no processo de revisão não são levantados créditos de impostos que nem mesmo o contador da empresa sabia de sua existência. Esta questão é de suma importância aos empresários para contratar especialistas na análise de toda documentão fiscal da empresa no sentido de identificar tais oportunidades. Também, não posso deixar de mencionar que em muitas vezes são identificadas inúmeras contingências que o empresário até então não possuía conhecimento.

Diante disso, os empresários que precisarem deste serviço poderá contar com a Progress Auditores Independentes, empresa especialista na realização de revisões desta natureza com expressão a nível nacional, com inúmeras equipes de profissionais especializados nesta prestação de serviços.  A contratação deste serviços  pelos empresários se auto paga, pois é muito difícil não ser apurado alguma contrapartida em favor da empresa na revisão tributária.

Os erros encontrados em nossas revisões na maioria das vezes não podem ser diretamente atribuídos aos contadores, pois estes profissionais ficam expostos a grande quantidade de serviços  em seu dia a dia, quem nem sempre é percebido pelo empresário, tornando humanamente impossível administrar as recuperações de impostos.

Além da recuperação do IRPJ e CSLL acima citados, por muitas vezes ocorrem erros também nas apurações e pagamento do PIS, COFINS, ICMS e IPI, que também merecem uma atenção especial por parte dos empresários, podendo num processo de revisão fiscal completo ser identificados inúmeros pontos de recuperações de impostos e de contingências.

Diante disso eu sempre digo que vale a pena o empresário estar apoiado por uma empresa de auditoria que tenha em sua atividade a consultoria fiscal especializada em administrar impostos e que saiba não só identificar os problemas, mas que também faça todo o trabalho, de forma completa, com início, meio e fim, resolvendo o problema identificado. Em muitas vezes, a auditoria apenas identifica o problema, mas não o resolve, ficando a cargo do empresário contratar outra empresa para regularizar dos problemas fiscais. A Progress Auditores é uma empresa especialista em resolver problemas fiscais, sem expor a empresa a outros problemas fiscais, tudo é muito bem informado e conduzido.

NOTA:  A Consultoria da Progress Auditores Independentes  possui profissionais que realizam serviços tributários complexos de forma a identificar e resolver os problemas fiscais de sua empresa, inclusive via procedimentos diretos  na Receita Federal do Brasil

 

Sobre Sandro Oliveira

advogado e diretor da Progress Auditores, empresa que atende todo Brasil, com experiência em auditoria e consultoria empresarial em grandes empresas – Transparência em primeiro lugar (11) 5103-1000 ou (19) 3237-9787


Publicado em out 31st, 2016 Notícias

Escreva um comentário

 Publicações relacionadas